O que é mais difícil: captar ou fidelizar clientes?

A fidelização pode ser mais barata, contudo mais trabalhosa que a captação. O equilíbrio entre as duas garantirá o sucesso de seu estabelecimento.
A fidelização pode ser mais barata, contudo mais trabalhosa que a captação. O equilíbrio entre as duas garantirá o sucesso de seu estabelecimento.

Passados os primeiros dias de nosso negócio vem a pergunta: – O que vou fazer para ter clientes? A resposta é que tal pergunta, inicialmente, deveria ser feita antes de começar o negócio, ainda na fase de Planejamento, mas como lamentar-se não adiantará muito, vamos ao que interessa.

A captação de clientes é sempre mais cara. É necessário ter boa embalagem (estrutura), habilidade de convencimento (marketing) e capacitação técnica (conhecimento) para justificar o que se anuncia. Essa tríade, forma o segredo de qualquer negócio em Fisioterapia.

A Fidelização se relacionará com a capacidade de gerir seu negócio. Trabalhar sempre com valor agregado ao seu serviço. Nunca atrase, sempre se comunique, faça o paciente sentir-se em casa. Mostre interesse em prestar não apenas um atendimento, mas um bom serviço, que é muito mais que somente aliviar a dor ou devolver a função a alguém.

Ou seja, a fidelização pode ser mais barata, contudo mais trabalhosa. O equilíbrio entre as duas garantirá o sucesso de seu estabelecimento.

Abraços
Luis Henrique Cintra