Série 16 Erros – Erro 05 – contratar muitas pessoas e gerar despesas administrativas elevadas.

sem fazer nadaO ciclo anúncio->venda->prestação de serviço->pagamento de contas e fornecedores->anúncio será o mesmo,  seja numa pequena ou grande empresa. A grande diferença é que na de grande porte existem inúmeros setores para realizar as diferentes funções.  Já num pequeno negócio de fisioterapia isso precisa ser revisto. Não podemos nos dar ao luxo de contratarmos profissionais, muitas vezes, necessários, mas que devido às dificuldades de mercado tornam-se caros. Outra situação bem comum é disponibilizar inúmeros serviços na empresa e tentar cobrir o custo de um com o ganho do outro, parasitando, dessa forma, o que é lucrativo.  Numa empresa o pessoal de apoio deve estar o “mais preparado” possível para assumir algumas funções temporárias. A grande sabedoria será nunca fazer “economia de palito”,  mas somente gastar com recursos humanos ou equipamentos que realmente são imprescindíveis. Somente invista em informática se você for realmente utilizá-la profissionalmente, não compre equipamentos de eletroterapia que ficarão encostados, não fique com o ar condicionado ligado numa sala pequena por achar que o consumo será maior se você for ligá-lo novamente. Lembre-se que na faculdade você tinha que investir em conhecimentos técnicos, como empresário você precisará investir em conhecimentos gerenciais.

Abraço a todos,

Luis Henrique Cintra


0 Respostas para Série 16 Erros – Erro 05 – contratar muitas pessoas e gerar despesas administrativas elevadas.

  1. Avatar Bárbara Dias
    Bárbara Dias diz:

    Adorei a dica..to querendo abrir uma microempresa de atendimento fisioterapeuticos…e to estudando antes de colocar a mão na massa..valeu a dica!!!

  2. Avatar David Maciel
    David Maciel diz:

    Otimas dicas! Ainda para mim que esse ano estou abrindo meu próprio espaço.

  3. Obrigado Davi, nossa profissão precisa cada vez mais de pessoas empreendedoras. Contudo, ser empreendedor não significa ir á guerra sem medo de morrer, mas ir à guerra preparado para o que pode acontecer. Por isso se aprimore nos conceitos e pensamento nempresariais, eles farão parte de sua rotina.

  4. Boa noite, tenho uma microempresa desde 2009. Sou fisioterapeuta e sinto que a cada ano venho me tornando mais empresário e menos fisioterapeuta. Isso é normal?
    Gostaria de trocar experiências.
    Abs

    • Ola Luiz. Acredito que sebvocê estivesse agindo mais como Fisioterapeuta do que como empresário talvez seu negócio não teria se mantido. Existrm raciocínio s que ocorrema somente nos proprietários r ou gestores. Siga em frente meu amigo, acredito que sua atitude será primordial para aqueles que usufruem de seus serviços.