Eficiência e eficácia, o caminho da perfeição.

2016_01_07_eficiencia_eficaciaEmpreendedores são pessoas que naturalmente se sobressaem em seus grupos. Criatividade, perseverança e ânimo são apenas algumas das características tão comuns em pessoas que mudam a sua realidade e o mundo.

A grande pergunta é se o que se faz tem um objetivo específico, um alvo, e não, apenas, um desejo. Daí, vem o tema de hoje: Eficiência e Eficácia. Ser eficiente significa realizar tudo com maestria e no tempo planejado. Ser eficaz é tirar um resultado final de todo o trabalho realizado.

Imaginemos que você é um pedreiro e deve elevar uma parede em três dias. Devido a experiência, habilidade e pró-atividade, você, metodicamente, marcou o pontos, traçou as linhas, usou e poupou ferramentas e materiais, conseguindo terminá-lo em apenas 1.

Embora motivado, você estava meio disperso por algumas dívidas adquiridas no último mês, e isso o levou a não observar o plano de construção da casa. Infelizmente, você elevou a parede num local indevido, e todo o seu trabalho fora em vão. Daí, concluímos. que você  fora EFICIENTE mas, não EFICAZ. O seu trabalho não teve efeito sobre o que tinha sido planejado.

Noutra situação, você precisa elevar mais uma parede para que sirva de apoio para a cobertura da casa. Você é bem conhecido pelo esmero em tudo que faz. As paredes, perfeitamente alinhadas, são fruto de horas de estudo frente ao nível, prumo e esquadro.

Existe, ainda, no mesmo cenário, outra equipe, de carpinteiros, que cortam e serram madeiras para finalmente serem apoiadas sobre sua impávida parede. Contudo, quando esses a procuram não encontram terminada, pois seu trabalho ainda está pela metade, daí tal equipe terá que “esperar” para concluir toda a tarefa. Nessa situação você foi EFICAZ, mas, não EFICIENTE, pois o tempo despendido para a conclusão de seu trabalho atrapalhou a entrega final da casa.

O segredo então é sempre pensar fora do incêndio e realizar seu trabalho visando a otimização do tempo. Faça todo seu trabalho atingindo pequenas metas que somadas o levarão ao alcance de seus objetivos.

 

Abraços a todos,

 

Luis Henrique Cintra