Você conhece o Ponto de Equilíbrio da sua clínica?

20150413_blog_pontodeequilibrio
Muitas vezes ficamos impressionados com o volume de atendimento, somos convencidos por quem deseja “transferir um problema” que iremos ganhar no volume.

Nós Serviços de Saúde, assim como em toda empresa, temos custos fixos, custos variáveis e demais despesas comuns para o funcionamento diário do estabelecimento.

Se somarmos todos os custos acima mencionados e dividirmos pelo número de atendimentos que realizamos nos mês teremos uma média de quanto custou cada atendimento. É preciso lembrar que dentro desses custos deve estar explícito o pró-labore proprietário, trabalhando como “funcionário especializado” ou não.

Definimos como ponto de equilíbrio a quantidade de atendimentos que uma empresa de saúde deve realizar para que não tenha nem lucro, nem prejuízo. Isso parece óbvio, mas muitas vezes nos coloca em situações financeiras desagradáveis. Se não vejamos.

Imagine que após um estudo detalhado você chegou a conclusão que precisaria atender 100 pessoas a um valor de R$ 20,00 para chegar em seu ponto de equilíbrio. Se você aceita uma proposta que corresponde a 40% desse valor, ou seja, você aceita R$ 8,00 por esse procedimento você precisará de 250 atendimentos para atingir o Ponto de Equilíbrio. Isso significa que para você “empatar”, precisará realizar 150% a mais de atendimentos, porém não devendo gastar nada a mais para isso, será que é possível? Com esse volume de atendimento, você como prestador, resolveu o problema da operadora, resolveu o problema do cliente, e, você, como prestador de serviços não ganhou absolutamente nada.

Muitas vezes ficamos impressionados com o volume de atendimento, somos convencidos  por quem deseja “transferir um problema” que iremos ganhar no volume. ISSO PODE ATÉ FUNCIONAR NO COMÉRCIO DE PRODUTOS, MAS NÃO EM  SERVIÇOS. Lembre-se que fazer 1 venda de 1000 é diferente de fazer 1000 vendas de 1.

Abraço a todos,

Luis Henrique Cintra

 


0 Respostas para Você conhece o Ponto de Equilíbrio da sua clínica?

  1. Pingback:Você conhece o Ponto de Equilíbrio da sua clínica? | Fisioterapeutas Empresários

  2. Pingback:Você conhece o Ponto de Equilíbrio da sua clínica? | Fisioterapeutas Empresarios