Vitória é ter a glória de chorar

Prof.Paulo Henrique Palácio
Prof.Paulo Henrique Palácio – Especialista em fisioterapia esportiva sonafe / mestrando em ciências médicas UFC / MBA gestão empresarial unifor / professor unifor

Vivemos em um mundo extremamente competitivo. Compromissos, exigências, necessidades, desejos, planos, estratégias, metas, resultados e a constate sensação de que nós e o tempo não somos mais suficientes. E essa batalha é travada diariamente almejando atingir o conceito complexo da expressão VENCER NA VIDA. Mas para você, qual o significado de ser VENCEDOR? A trajetória para esse sonho de vitória é melhor descrita em pessoas, boas atitudes ou coisas? Claro que são questionamentos para os quais não existem padrões de respostas certas ou erradas pois são permeadas por valores, crenças e perspectivas de vida extremamente individuais mas também profundamente influenciadas pelo meio em que vivemos, desde o seio familiar ao ambiente social e condições de saúde que podem ser ilustradas pela escala de hierarquia de necessidades (Maslow).

Por exemplo, para alguns, a percepção de êxito na vida é ter um apartamento de luxo em um bairro nobre, mesmo em condições pessoais adversas. Para outros é conquistar um lugar digno para morar e dentro dele habitar uma família realizada e rodeada de pessoas do bem, assim como também há possibilidade de se ter um apartamento caríssimo e gente feliz e simples morando nele e ao redor. Outra situação: vários buscam construir um patrimônio sólido, alicerçado em bens materiais, idéias algo individualistas e trabalho entendiante. Outros enveredam a desbravar o mundo atrás de conhecimento e experiências, mas também há quem alie harmonicamente a riqueza material com a imaterial no sentido de lançar sementes em seu caminho.

Diante de tantos cenários que podem ser exemplos de vitória, o grande desafio é não sermos escravos de nenhum desses! Mesmo na correria, devemos parar e pensar, sem deslumbramentos ou comodismos: o que realmente eu quero alcançar na vida? E através desse exercício vai ficando cada vez mais claro que vencer é valorizar a presença e bons sentimentos de QUEM está perto de você, TER o suficiente para viver, COMPARTILHAR a mão aberta e SER mais e eterno quando o fruto do seu trabalho e da sua existência muda a vida das pessoas para melhor.
Somos fadados a ser VENCEDORES!
Acreditem!

PH Palácio

“Tenham bom ânimo! Eu venci o mundo!” Jo 16:33